terça-feira, 8 de julho de 2008

Resiliência X Resignação


Estou aproveitando o aconchego do meu lar neste exato momento. Acabou hoje minha jornada de plantões. Coisa boa curtir a casa da gente...
Bem, quanto àquele desejo de comer salmão, não foi satisfeito. Acabei apelando para uma tele-entrega de algo mais trivial e igualmente delicioso (pizza). Bah, me controlo um monte para não comer coisas empanturrantes nos plantões. Muito fácil cair naquela armadilha: "Trabalhei demais hoje, então mereço comer bem" - ou seja, gratificar-se com comida. Qualquer ser humano faz isso. O que faz a diferença é a frequência com que ocorre.
Ontem no plantão fiz um atendimento que mexeu bastante comigo. Atendi um rapaz por volta dos seus dezessete anos (acompanhado pela mãe) que estava em tratamento de um câncer. O tipo específico não importa. O que me chamou a atenção foi a ligação entre os dois. Meses antes, a mãe dele também recebeu um diagnóstico de um outro tipo de tumor maligno - e estava recém se recuperando de todo o processo. Quando saíram da sala, abraçados de uma forma muito terna, fechei a porta e pensei "ISSO é que é problema!". Como as pessoas de modo geral a-do-ram se queixar! Lembrei de uma frase do Arnaldo Jabor (obrigada, Nanica): "Quem dorme, come, tem casa e estudo tem obrigação de lutar pela felicidade". Reclamar de tudo sempre é um péssimo hábito que me irrita bastante (estou reclamando!). De jeito nenhum penso que devamos ser acomodados. Resiliência é diferente de resignação. Resiliência - linda palavra. Refere-se à capacidade de adaptar-se às adversidades. De uns tempos para cá, tenho me estressado cada vez menos com os pequenos problemas do cotidiano, por que de fato não são "problemas" - são, no máximo, "transtornos" ou "incomodações". Conheço uma pessoa pela qual tenho grande carinho e admiração que perdeu aquele trágico vôo da TAM devido a uma dor de dente. Exemplo bem interessante. Pode ser interpretado de diversas formas, conforme a crença ou religião - ou mesmo a ausência delas (acaso?). Olha o Dalai Lama aí de novo: "Por vezes, não conseguir o que se quer pode ser um grande lance de sorte". Aham.

2 comentários:

JC Baldi disse...

Uma das palavaras mais na moda, resiliência.
Acho que um maratonista é resiliente...

Beth disse...

Bah, acho que é pouco para definir um maratonista, mas é um bom começo...