segunda-feira, 28 de março de 2011

Vende-se Casa III - Maresia



Casas podem ser sonhos de consumo. Grandes, pequenas, vistosas ou atraentes pela simplicidade. O importante é que correspondam às nossas mínimas expectativas do que seja um "lar". Nossas referências prévias fazem dessa estrutura um local aconchegante.
Eventualmente, em caso de baixo orçamento inicial, podemos vislumbrá-la ainda melhor do que é, projetando algumas reformas.
Quando pensamos em investir nossas economias em um imóvel, seria bastante prudente solicitar acessoria a um engenheiro, para verificar se a estrutura está íntegra. Os bens mais caros e aparentemente perfeitos podem conter graves vícios ocultos.
A ausência da devida cautela pode fazer com que se invista boa parte do seu capital em algo pouco sólido. O que não tem remédio, remediado está (ditado geriátrico). Um belo dia ao acordar e colocar seus óculos para os seus 300 graus de miopia, olha para a parede da sala e uma enorme rachadura que se estende até o teto, atingindo uma das vigas de sustentação da casa. Viu, mas não fez questão de enxergar aquela pequena fissura que crescia 1 ou 2mm a cada dia. "Mas que aaaantaaaaa! Por que não dei importância a tempo???" Primeiro raciocínio: será que tem conserto? Ainda posso evitar que tudo desmorone? Quanto será que vai custar? Certamente será caro, tão caro a ponto de valer o preço total do imóvel. Talvez seja melhor vender...Mas eu gosto tanto daqui! Investi tanto para agora ter de deixá-la para trás...Ponderando, chega-se à conclusão que a segurança é o que realmente importa. Jamais deixaria minha vida exposta a tal risco. Melhor mesmo vender. Pode ser que seja um bom motivo para ir morar mais perto da praia. Dessa vez, protegerei a casa dos efeitos danosos da maresia...(pelo cheiro da mar, valeria arriscar).

Nenhum comentário: